Acampamento NH: aprendizado em cada brincadeira

Logo após a última prova do segundo bimestre, os alunos do 7.o ano do Ensino Fundamental embarcaram direto para Botucatu, SP, rumo ao acampamento Novo Horizonte. Acompanhados pelas professoras de Ciências Lívia Dorice e Mariana Lorenzin e por Ricardo Birrer, do Departamento Cultural, os alunos puderam expandir os conhecimentos de uma forma divertida.

IMG_3139

O NH é conhecido por trazer conceitos da sala de aula para jogos divertidos e criativos. Assim, uma das principais brincadeiras tinha como tema “A cura para o planeta Terra”, assunto da Feira de Ciências do Colégio desse ano. Inspirada no filme “Avatar”, a atividade girou em torno da escassez de recursos naturais na Terra e os alunos, a partir de pistas e enigmas, deveriam pensar em soluções criativas para salvar o planeta.

IMG_3014

“A partir dessa brincadeira os alunos aprenderam que, para salvar o planeta, é preciso pensar além do que já é conhecido, é preciso inovar. Isso com certeza será lembrado quando começarmos a trabalhar nos projetos da Feira de Ciências”, comentou a professora Lívia.

IMG_3395

Dentre os diversos jogos a professora também destaca um baseado no filme “Seven – sete crimes capitais”, onde um assassino mata pessoas que cometem um dos pecados capitais. Para a atividade encenada no acampamento, os alunos deveriam convencer as possíveis vítimas a deixar de praticar os crimes para não serem mortas. Os atores que fizeram parte da brincadeira levaram os alunos, a partir dos diálogos, a uma reflexão sobre as atitudes tomadas no dia-a-dia.

IMG_3679

“No NH os alunos aprendem de uma maneira divertida porque o acampamento descaracteriza o ambiente de sala de aula e eles acabam absorvendo conhecimentos sem nem perceber. O que eles aprendem lá se torna uma referência para as aulas”, concluiu a professora.

Confira a galeria de imagens clicando aqui.