Fuga do Urbano

Publicado em 17/05/12

O Colégio Bandeirantes promove viagens aos seus alunos há mais de 10 anos. São os mais diversos destinos, como o interior paulista, Minas Gerais, Amazônia e Fernando de Noronha. O objetivo principal é levar o aluno a conhecer novos lugares, para além do cotidiano urbano que ele já reconhece e lá estabelecer outro tipo de relação com o aprendizado e a convivência em grupo.


Procurando não atrapalhar o horário de aula dos alunos, as viagens costumam acontecer em fins de semanas e feriados. No ultimo feriado de maio, por exemplo, duas delas animaram os estudantes: o Acantonamento NH (Novo Horizonte), com os alunos do 6º e 7º ano, e o Petar(Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), com alunos do ensino médio.

Mais focada em sustentabilidade, a viagem do Novo Horizonte propôs que os alunos participassem de jogos e atividades nos quais teriam que empregar conceitos sustentáveis. Os estudantes tiveram a oportunidade a aprender muito, sem deixar de se divertir. “Eles puderam vivenciar a sustentabilidade, e utilizar o que aprenderam em sala de aula nos exercícios propostos”, explicou a professora que acompanhou o grupo, Carolina Oreb.

Outro propósito dessa viagem foi o de incentivar os alunos a participarem da Feira de Ciência do Band, que tem a sustentabilidade como tema. “Após essa viagem, temos certeza absoluta que vamos participar da Feira! Os dias que passamos lá foram muito inspiradores e divertidos”, concordaram as estudantes Helena Araujo e Sofia Araujo.

A viagem ao Petar teve um enfoque especial na aventura. Localizado entre as cidades de Apiaí e Iporanga, no sul do Estado de São Paulo, o parque tem mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras e muitas trilhas, com um ambiente cercado por árvores. “Fizemos rapel e caminhadas e visitamos cavernas. Os alunos adoraram ir, até porque realizaram atividade ao ar livre, e viram coisas que jamais teriam na cidade. É uma experiência incrível para qualquer pessoa, mesmo para aquelas que não têm o perfil aventureiro”, explicou Fábio Carceres, professor que acompanhou os estudantes.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!