Novo Filme: 400 contra 1

17A Ditadura Militar brasileira deixou muitas marcas. Uma das mais duradouras e profundas foi a existência de fortes grupos do crime organizado. Um deles, o famigerado Comando Vermelho, é constantemente presente no noticiário, porém muitos não conhecem a sua origem. Em “400 contra 1” (Brasil, 2010), pretende-se exibir o contexto em que se formou a organização, sem, contudo, justificar suas ações.

O filme narra a história de William da Silva (Daniel de Oliveira), autor do livro autobiográfico de mesmo nome do longa-metragem. Durante os anos de chumbo da ditadura, vários presos políticos foram encarcerados junto com criminosos comuns, sob a égide da Lei de Segurança Nacional. A reunião de detentos propiciou a formação de quadrilhas dotadas de estratégia,
tática, disciplina e planejamento, principalmente no presídio de Ilha Grande, Rio de Janeiro.

15
Nascido em tais circunstâncias, o Comando Vermelho iniciou suas ações criminosas dominando regiões da cidade do Rio de Janeiro e agregando temidas figuras como o narcotraficante Fernandinho Beira-Mar.

16A película faz um fiel retrato da Cidade Maravilhosa dos anos 1980. Daniel de Oliveira confirmaa habilidade em interpretar ícones da juventude rebelde que se opôs ao autoritarismo dos governos brasileiros durante a ditadura; o ator já viveu, entre outros, Frei Betto e Cazuza. A atriz Daniela Escobar, com ajuda do diretor Caco Souza, supera com habilidade o desafio de trabalhar com a ação, gênero até agora pouco explorado em sua carreira.

Alunos do 3º ano do Ensino Médio já podem retirar entradas para o filme no Departamento Cultural.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=8cEYp5vMX8o]